Área do Assinante
Cadastre-se

Olá Visitante, Seja Bem-Vindo.

Açaí Tupã - A Polpa da Amazônia
Enviar por e-mail Compartilhar Imprimir

 
 
O açaí ganha o mundo
 
O açaí é um dos alimentos mais consumidos na região amazônica. Pela sua importância nutricional e energética começa a ganhar o mundo, ocupando as principais opções nos cardápios em lanchonetes de cidades do litoral brasileiro, nos quiosques de Los Angeles e Nova Iorque (Estados Unidos), atravessou o atlântico e alcançou Paris, capital da França (Europa). O Açaí é fruto do açaizeiro (Euterpe oleracea, família Palmae), uma palmeira típica da floresta tropical, vegetação encontrada em abundância na terra firme, várzea e igapó. Além do delicioso vinho, sua polpa agrega valor com a fabricação de produtos de grande consumo no mercado como licores, doces, mix de frutas, sorvetes, cápsulas. A árvore também tem valor comercial com a extração do palmito. Apreciado em toda a região Amazônica, o açaí é consumido geralmente com farinha amarela e de tapioca. Em outras regiões, mistura-se com banana, granola e outros cereais. 
 
Produção
 
Cidades como Codajás, Manacapuru e Manaquiri se destacam como os maiores produtores do açaí no Amazonas. Na região do Juruá, Carauari lidera a produção estimada em 180 toneladas de polpas em 2015. A expectativa de crescimento para este ano também é otimista, segundo o gerente da fábrica Tupã, Samir Jucá. A cidade fica no vale do Juruá distante xxxx de Manaus, mas é responsável por xx da produção, fornece para a Coca-Cola na fabricação do suco Del Vale. Atualmente, o estado do Pará detém 90% do mercado nacional.
  
Despolpamento 
    
Pelo despolpamento do fruto, obtém-se o tradicional "vinho do açaí", bebida de grande aceitação, considerado um dos alimentos básicos da região. O caroço (endocarpo e amêndoa), após decomposição é largamente empregado como matéria orgânica, sendo considerado ótimo adubo para o cultivo de hortaliças, plantas ornamentais e matéria-prima de pulseiras, colares. Quando adulto e bem seco, a estirpe é bastante utilizado como esteio para construções rústicas, ripas para cercados, currais, paredes e caibros para coberturas de barracas, lenha para aquecimento de fornos de olarias. Experiências também apontam como matéria-prima para produção de papel e produtos de isolamento elétrico. As folhas do açaizeiro servem para cobertura de barracas provisórias e fechamento de paredes, especialmente as de uso transitório como as utilizadas pelos roceiros. Servem como ração, sendo bastante apreciada pelos animais. As folhas do açaizeiro, após trituradas, também fornecem matéria-prima para fabricação de papel. Na base da copa, constituída pela reunião das bainhas e o ponto terminal do estipe, encontra-se um palmito de ótima qualidade e muito procurado pelas indústrias alimentícias. 
 

Acompanhe

nas Redes Sociais

Viaje pelo Amazonas

Edifício Millennium – Torre Business – Sala Nº 1808 Av. Djalma Batista, 1661 – Chapada - Manaus - AM

CEP: 69050-010

© 2016 Viaje pelo Amazonas. Todos os direitos reservados.